História do Município

Introdução

Juarez Távora é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de João Pessoaestado da Paraíba. Sua população em 2017 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 7.950 habitantes,[7] distribuídos em 70,8 km² de área.

História

Em torno do ano de 1880 surgiram as primeiras construções numa fazenda chamada Água Doce. Foi assim chamado em virtude da existência de uma cacimba de água potável nas proximidades. Outras famílias foram chegando e se instalando na região, foi quando o tenente José Justino, montou uma Usina de Descaroçamento de algodão, para aproveitar, tanto a cultura explorada, quanto a mão-de-obra existente no local.

A Usina prosperou em proporções significativas, e os habitantes com o mesmo objetivo, trabalhavam para desenvolver cada vez mais o aglomerado que na época pertencia ao atual município de Alagoa Grande.

Até 1931, a vila Água Doce era dividida em duas: o lado leste, ou seja, a rua Elísio Sobreira (atual Rua Adalberto Pereira de Melo), onde localizava-se o Mercado Público,o Grupo Escolar Dom Adauto e a Igreja de Nossa Senhora do Socorro (atual Igreja de Nossa Senhora das Dores) e a feira livre semanal realizada aos domingos, pertencia à Alagoa Grande. O lado oeste (rua Ambrósio Vitorino, rua da Vitória e rua Padre Firmino) ao município de Ingá.

Em 1931, uma comissão foi ao interventor federal e conseguiu de Antenor Navarro um novo mapa do distrito ampliando a parte que pertencia a Alagoa Grande.

Segundo José Amaral de Medeiros, para agradar o Interventor, a comissão se propôs à mudar o nome do distrito para Juarez Távora, importante e influente militar, apelidado de “Vice-Rei do Norte”, que fazia e desfazia interventores.[8]

Com a crescente acenação do povoado, seus moradores foram dinamizando aos poucos o local, quando o fazendeiro Silvano Domingos de Araújo, custeou uma banda de música que, sob a regência do maestro e marceneiro, Mestre Toninho, animava os festejos locais. Mas, as reivindicações foram surgindo de acordo com as necessidades; instalaram uma Agência de Correios e Telégrafos, em seguida, também por influência do Sr. Silvano Domingos, foi conseguida uma linha telefônica ligando o povoado à Alagoa Grande, que junto a outros conterrâneos, conseguiu montar um Cartório Distrital em Água Doce.

Infraestrutura

Transportes

Juarez Távora é cortada de norte a sul pela rodovia estadual PB-079, ligando a BR-230 até a cidade de Alagoa Grande. A frota de ônibus municipal é exclusiva para a população da zona rural do município.

O Terminal Rodoviário serve de conexão dos ônibus intermunicipais. A cidade ainda conta com uma considerável quantidade de táxis e mototáxis.

Educação

As principais instituições de ensino são a Escola Municipal do Ensino Fundamental José Augusto de Lira, Escola Municipal do Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho e a Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto. A cidade ainda conta com escolas municipais menores e duas creches (uma na zona urbana e outra na zona rural).[11]

Cultura

Artesanato

É conhecida como a terra do labirinto, sua principal peça de artesanato, e é também marcada pelas peças de couro destinadas ao uso dos vaqueiros.

Micarez

Criada em 1997 para marcar a data de emancipação política do município, a Micarez era o principal evento da cidade de Juarez Távora. O carnaval fora de época era realizado no mês de julho, em 3 dias, com três blocos: o Bora Bêbo, na sexta-feira e o Bora Bora e o Arerê no sábado e no domingo.[12]

Feriados Municipais

São feriados municipais na cidade, segundo a lei nº 283, de 29 de Setembro de 2011[13], que os fixa: